Atividade integrou o encerramento de semestre dos cursos de História e Pedagogia e reuniu estudantes e docentes em diálogo sobre os desafios contemporâneos da docência

O UNISAL Lorena, campus São Joaquim, realizou na última quarta-feira (18), a atividade “Diálogos sobre a Educação”, marcando o encerramento do semestre dos cursos de História e Pedagogia. O encontro teve como tema “A atualidade do pensamento de Paulo Freire e os desafios contemporâneos da docência”.
A iniciativa ocorreu no formato de roda de conversa e mesa de diálogo acadêmico, reunindo estudantes dos cursos de História, Pedagogia, Filosofia e Psicologia, além de docentes convidados com atuação consolidada na área educacional.
Participaram da mesa a Profa. Ma. Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva, o Prof. Me. Douglas Rodrigues da Silva e o Prof. Me. Diego Amaro de Almeida. Ao longo do encontro, foram discutidos conceitos centrais do pensamento de Paulo Freire, como a leitura crítica da realidade, a não neutralidade da educação, a valorização dos saberes dos estudantes e a diferença entre ensinar e doutrinar.

Também foram abordados temas ligados à prática docente, como a construção coletiva do conhecimento, a importância da contextualização no ensino e a necessidade de aliar rigor acadêmico à sensibilidade pedagógica.
Durante o diálogo, os participantes refletiram sobre os desafios contemporâneos da educação, incluindo as pressões do sistema educacional, a mercantilização do ensino, os impactos da educação a distância e o papel da escola na formação integral do indivíduo.
A atividade teve caráter participativo, com espaço para perguntas, troca de experiências e problematizações a partir das vivências dos estudantes, valorizando uma abordagem dialógica, em consonância com o pensamento freiriano.
Entre os destaques, falas da Profa. Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva sintetizaram o espírito do encontro:
“Não existe neutralidade na educação. Quando você diz que não tem posição, você já tomou uma posição.”
“O professor tem que ser ponte entre o aluno e o conhecimento, não um abismo nem uma muralha. Menos muros e mais pontes.”
“Eu não dou aula, eu faço a aula. Construo a aula junto com o aluno. É preciso buscar um oceano para, na aula, dar conta de um riachinho.”
De acordo com a organização, a atividade integrou as ações de encerramento do semestre com o objetivo de fortalecer a formação docente e valorizar a licenciatura, aproximando os estudantes de referenciais fundamentais da educação brasileira.
O evento reforça o compromisso do UNISAL com a formação de professores críticos, éticos e preparados para atuar na transformação da realidade por meio da educação.
