VOLTAR PARA NOTÍCIAS 02 de junho de 2026

UNISAL Americana participa da 5ª FEAMA e reforça compromisso com a sustentabilidade

O UNISAL Americana, campus Maria Auxiliadora, marcou presença na 5ª edição da FEAMA (Feira Municipal Ambiental de Americana), evento promovido pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente no município, realizada no dia 31 de maio, no Centro de Cultura e Lazer (CCL).

A cerimônia de abertura contou com a participação do prefeito Chico Sardelli e da secretária de Meio Ambiente, Andréa Cristina Fernandes Gonçales, além de reunir cerca de 100 expositores. A programação foi diversificada, com atividades educativas, culturais e ambientais, incluindo apresentações musicais, feira de adoção de animais, ações de conscientização, atrações para o público infantil e espaços voltados à sustentabilidade e ao consumo consciente.

Projetos acadêmicos com foco ambiental

Durante a feira, alunos do UNISAL apresentaram projetos desenvolvidos em diferentes cursos, evidenciando o compromisso da instituição com a formação prática e com a responsabilidade socioambiental. Entre os trabalhos expostos, destacam-se:

  • Filamento de PET para Impressora 3D (1º semestre de Engenharia de Controle e Automação)
  • Bolsa Ecológica – RenovaBag (1º semestre de Engenharia de Controle e Automação)
  • Placa Solar com Rastreador Solar Integrado (3º semestre de Engenharia de Controle e Automação)
  • Gerador Eólico com Exaustor Industrial (3º semestre de Engenharia de Controle e Automação)
  • Tijolo Sustentável (3º semestre de Arquitetura e Urbanismo)

A participação dos estudantes reforça a integração entre teoria e prática, além de destacar o papel dos projetos integradores e das atividades extensionistas como instrumentos fundamentais na formação acadêmica.

Experiência enriquecedora para os alunos

Para os estudantes, a FEAMA representou uma importante oportunidade de aprendizado e troca de experiências com a comunidade. O grupo responsável pelo projeto RenovaBag destacou a relevância da participação:

“O grupo RenovaBag teve o privilégio de participar da 5ª edição da FEAMA, uma experiência enriquecedora e inspiradora. Ficamos muito felizes em compartilhar nosso projeto e ver tantas pessoas engajadas com a sustentabilidade. O evento nos proporcionou novos aprendizados e conexões. Saímos ainda mais motivados a continuar promovendo ações em prol do meio ambiente.”
(1º semestre de Engenharia de Controle e Automação)

Já os alunos do projeto de filamento reciclado ressaltaram a contribuição da feira para o aprimoramento acadêmico:

“Apresentar na FEAMA foi de grande importância para o grupo. Além de servir como parte extensionista do Projeto Integrador, também possibilitou testar o projeto e nos preparar para a feira do PI. Todos do grupo gostaram bastante da experiência.”
(Grupo Filamento de PET para Impressora 3D – 1º semestre de Engenharia de Controle e Automação)

Compromisso institucional com a responsabilidade social

A participação do UNISAL na FEAMA reforça seu compromisso contínuo com ações de conscientização ambiental, educação cidadã e desenvolvimento sustentável. A instituição foi reconhecida com o selo de Instituição Socialmente Responsável – ciclo 2025/2026, concedido pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

A certificação destaca as iniciativas desenvolvidas nas áreas de extensão, educação, cultura e cidadania, evidenciando o papel do UNISAL na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e ambiental.

WhatsApp